Política de privacidade

(atualizado em 01 de maio de 2020)

AVISO DE PRIVACIDADE - DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A.

Nós somos a DASA, uma empresa de medicina diagnóstica que oferece exames de análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica e medicina genômica, com mais de 30 marcas de Laboratórios espalhados pelo Brasil.

Se você é cliente de algum de nossos laboratórios, utiliza nossos sites, aplicativos ou algum de nossos serviços, em algum momento, nós tratamos seus dados pessoais. Abaixo, você encontra as principais informações sobre como utilizamos suas informações pessoais.

O QUE SÃO DADOS PESSOAIS?

Dado pessoal é qualquer informação que possa identificá-lo(a) de maneira direta ou indireta, tais como dados cadastrais, preferências, dados sobre utilização de serviços vinculados à sua pessoa e identificadores eletrônicos.

COMO E PARA QUE UTILIZAMOS DADOS PESSOAIS?

REALIZAR EXAMES E PROCEDIMENTOS CORRELATOS: coletamos aqueles dados fornecidos por você para a realização, entrega dos resultados de exames solicitados e enviar as necessárias comunicações sobre andamento e agendamento de exames.

MANTER VOCÊ INFORMADO(A): dados pessoais podem ser coletados por meio de nossos canais para manter você informado a respeito do andamento ou agendamento de exames e/ou de outros serviços.

RESPONDER DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES E FORNECER SUPORTE: utilizamos seus dados pessoais para processar as suas solicitações, fornecer as devidas informações e suporte para uso de nossas plataformas, bem como tirar dúvidas sobre nossos produtos e serviços.

DESENVOLVER NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS: quando você autorizar, podemos utilizar seus dados pessoais no desenvolvimento de novos produtos, serviços, eventos e oportunidades promovidos por nosso grupo ou terceiros.

PERMITIR O ACESSO E USO DAS NOSSAS PLATAFORMAS E SERVIÇOS: desenvolvemos algumas plataformas e aplicativos que permitem o uso de alguns de nossos serviços e produtos digitais como o Heathboard, o Lívia Saúde e o Lívia Pro. Utilizaremos os seus dados pessoais e de saúde para que você possa ter acesso a esses serviços e todas as suas funcionalidades.

ENVIAR INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS: coletamos informações para enviar comunicações a respeito de novos serviços, eventos e oportunidades promovidas pela DASA, promover ações de engajamento e autoconhecimento, além de disponibilizar programas de monitoramento, dicas e orientações em relação a própria saúde.

REALIZAR PESQUISAS CLÍNICAS: quando você se inscreve para participar da realização de pesquisas clínicas, por meio de alguma empresa DASA ou seus parceiros.

CUMPRIR OBRIGAÇÃO LEGAL OU ORDEM JUDICIAL: em algumas situações, vamos precisar compartilhar informações (que podem incluir dados pessoais) com a Anvisa, Conselho Federal de Medicina e demais autoridades aplicáveis, quando legalmente requerido.

ANALISAR A UTILIZAÇÃO DAS NOSSAS PLATAFORMAS: quando você acessa nossas plataformas, coletamos alguns dados pessoais, inclusive por meio de cookies e tecnologias similares.

Muitas dessas finalidades são exercidas por meio das nossas plataformas digitais, que têm Avisos de Privacidade específicos.

Quais dados pessoais são coletados?

Na prestação de nossos serviços e utilização de nossas plataformas, poderão ser coletados os seguintes tipos de dados pessoais:

  • Dados Cadastrais
  • Dados de Profissionais de Saúde
  • Dados de Localização
  • Dados do Dispositivo
  • Cookies
  • Dados da Teleconsulta ou Teleorientação

Com quem compartilhamos seus dados pessoais?

PARCEIROS: para fornecer nossos serviços, podemos compartilhar dados pessoais com outras empresas, tais como operadoras de saúde, provedores de hospedagem, plataformas de prescrição digital e meios de pagamento.

ANUNCIANTES OU AGÊNCIAS: podemos compartilhar alguns dados (sempre que possível de forma anonimizada) com anunciantes ou agências parceiras que poderão ofertar em anúncios e conteúdo de forma personalizada, de acordo com seus interesses.

DEMAIS EMPRESAS DO GRUPO DASA: quando os sistemas forem únicos e/ou integrados para a emissão de laudos, suporte financeiro e de ocorrências, dentre outras atividades relativas à prestação dos serviços e operação das plataformas, seus dados podem ser compartilhados com afiliadas e demais empresas pertencentes ao Grupo DASA.

AUTORIDADES EM PROCEDIMENTOS JUDICIAIS OU ADMINISTRATIVOS: esse tipo de compartilhamento de dados pode ser necessário para se cumprir uma obrigação legal, regulatória, ordem judicial ou resguardar direitos.

MÉDICOS OU PESSOAS AUTORIZADAS: quando for do seu interesse e você permitir, compartilharemos os seus dados de saúde das nossas plataformas digitais com médicos ou outras pessoas que você indicar.

Por quanto tempo retemos seus dados pessoais?

Seus dados são mantidos pelo tempo necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, bem como para o cumprimento de obrigações legal ou regulatórias, levando em conta também a eventual necessidade de utilização em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

Como protegemos seus dados pessoais?

Implementamos as medidas de segurança que consideramos adequadas para proteger os seus dados pessoais, com base na tecnologia atualmente disponível.

Seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Somos uma empresa que preza por garantir os direitos de todas as pessoas que se relacionam conosco. Por isso, garantimos que seus direitos enquanto titulares de dados possam ser exercidos, respeitados os limites legais aplicáveis.

Saiba mais.

Transferência Internacional

Alguns dados coletados pela DASA são transferidos para os Estados Unidos, tanto para armazenamento como para desenvolvimento de certas parcerias. Ao usar os serviços e plataformas oferecidos pela DASA, você concorda com o tratamento e a transferência internacional de tais dados para os Estados Unidos.

Saiba mais.

Quer saber mais?

Caso tenha qualquer dúvida sobre como utilizamos seus dados, leia a versão completa da nossa Política de Privacidade ou entre em contato por meio do https://dasa.com.br/fale-conosco

POLÍTICA DE PRIVACIDADE - DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S.A.

A presente Política de Privacidade se aplica a toda atividade de tratamento de dados pessoais realizada pela Diagnósticos da América S. A. e demais empresas do grupo, que são as seguintes: Alta Excelência Diagnóstica, Delboni Auriemo, GeneOne Medicina de Precisão, Labsim, Cytolab, Vital Brasil, Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, CDPI – Clínica de Diagnósticos por Imagem, Salomão Zoppi, Laboratório Oswaldo Cruz, Lâmina Medicina Diagnóstica, Lavoisier Laboratório e Imagem, Exame Imagem e Laboratório, Frischmann Aisengart, Alvaro Apoio, Científica Lab, Lab Pateur Medicina Diagnóstica, Gilson Cidrin, Image Diagnóstico por Imagem, Leme Laboratório e Vacinas, Laboratório Gaspar, Santa Luzia, Ghanem Laboratório e Saúde, Deliberato Análises Clinicas, Previlab Laboratório, Bronstein Medicina Diagnóstica, Multi-Imagem Ressonância, Cedic Medicina Diagnóstica, Cedilab Medicina Laboratorial, Atalaia Medicina Diagnóstica e Cromossomo Participações V S.A.

Para a correta leitura e interpretação deste documento, devemos lembrar que o termo “dado pessoal” significa qualquer informação que possa identificá-lo(a) de maneira direta ou indireta, tais como dados cadastrais, preferências, dados sobre utilização de serviços vinculados à sua pessoa e identificadores eletrônicos.

Em caso de dúvidas, entre em contato enviando uma mensagem pelo canal “Fale Conosco” https://dasa.com.br/fale-conosco nos sites das nossas marcas.

1. COMO E PARA QUE UTILIZAMOS DADOS PESSOAIS?

A quantidade e o tipo de informações coletadas pela DASA variam conforme o uso que você faz dos nossos serviços e plataformas. Coletaremos diferentes dados, por exemplo, caso você esteja fazendo um exame de saúde, realizando uma consulta sobre nossos, visitando nossos sites ou acessando de forma online o resultado dos seus exames. E para tornar mais acessível essas informações, listamos abaixo o modo e finalidades pelos quais coletamos seus dados pessoais:

  • Realizar Exames e Procedimentos Correlatos: coletamos dados fornecidos por você para a realização e entrega de resultados de exames, bem como para enviar comunicações necessárias sobre andamento e agendamento de exames. Essas coletas irão ocorrer, basicamente, para que possamos prestar adequadamente os serviços ofertados.

    No caso de exames de sangue, por exemplo, coletaremos seu nome completo, RG, CPF, data de nascimento, nome do responsável (se menor de idade), e-mail, números de contato, gênero, peso, altura, data e hora da última refeição, data da última menstruação, medicamentos de uso contínuo, informações sobre seu plano de saúde (se houver), endereço completo, informações associadas ao pedido médico do seu exame e/ou qualquer outra informação ou observação que Você nos forneça voluntariamente.
  • Manter você informado(a): alguns dados podem ser coletados por meio de nossos canais para manter você informado a respeito do andamento ou agendamento de exames ou consultas.

    Nossos canais de atendimento podem variar de acordo com a sua preferência. Podemos atendê-lo através de canais como telefone, e-mail, SMS, WhatsApp, website e pelo Núcleo de Atendimento Médico (NAM).

    Para a realização destes atendimentos, podemos coletar os seguintes dados: nome completo, CPF, RG, data de nascimento, gênero, informações sobre seu plano de saúde (se houver), endereço completo, informações associadas ao pedido médico do seu exame ou qualquer outro dado informado por você durante suas interações.
  • Responder Dúvidas, Solicitações e Fornecer Suporte: quando você entra em contato conosco, trataremos seus dados pessoais para processar as suas solicitações, fornecer as devidas informações e suporte para uso das nossas plataformas, bem como tirar dúvidas sobre nossos produtos e serviços.

    Para isso, podemos coletar os seguintes dados: nome completo, motivo do contato, e-mail e números de contato, informações sobre seu plano de saúde (se houver), informações associadas ao pedido médico do seu exame, bem como outras informações fornecidas por você durante suas interações. Além disso, poderemos manter gravadas e armazenadas suas mensagens e ligações, inclusive para cumprimento de obrigação legal.
  • Permitir acesso e uso das nossas plataformas e serviços: desenvolvemos algumas plataformas e aplicativos que permitem o uso de alguns de nossos serviços e produtos digitais, tais como o Healthboard, o Lívia Saúde e o Lívia Pro. Utilizaremos os seus dados pessoais e de saúde para que você possa ter acesso a esses serviços e todas as suas funcionalidades.

    Para a devida funcionalidade dessas plataformas e serviços, utilizaremos os seus dados clínicos (como histórico de laudos, resultados integrados de imagem, genética e anatomia patológica) para que você e seu médico possam visualizar seus exames e resultados facilmente na plataforma, melhorando a gestão da sua própria saúde, e garantindo uma interpretação e tomada de decisão mais assertiva sobre o quadro clínico, baseada no seu histórico.

    Cada plataforma tem seus Avisos de Privacidade específicos, onde você pode obter mais informações de quais dados são coletados e os motivos pelos quais são utilizados.
  • Desenvolver e novos produtos e serviços: quando você autorizar, podemos utilizar seus dados pessoais para colaborar com o desenvolvimento de novos produtos, serviços, eventos e oportunidades promovidos pela DASA, inclusive por meio de técnicas de analytics (o uso aplicado de dados, análises e raciocínio sistemático para seguir em um processo de tomada de decisão eficiente). Quando isso for feito, tomaremos o cuidado para que os dados utilizados não identifiquem os titulares (de forma estatística e anonimizada).
  • Enviar informações sobre novos produtos e serviços: coletamos informações para enviar comunicações a respeito de novos serviços, eventos e oportunidades promovidas pela DASA, promover ações de engajamento e autoconhecimento, além de disponibilizar programas de monitoramento, dicas e orientações sobre aspectos de saúde.
  • Realizar pesquisas clínicas: quando você se inscreve para participar da realização de pesquisas clínicas, nós e/ou nossos parceiros podemos coletar dados pessoais, a fim de descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) em investigação com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia, de acordo com o informado na ocasião e respeitando as legislações aplicáveis.

    Nesse caso, coletaremos os seguintes dados: iniciais de seu nome, seu número de participação no estudo, data de nascimento e alguns dados de saúde relacionados ao teor da Pesquisa Clínica. Sempre que isso for feito, tomaremos o cuidado para que os dados utilizados sejam, sempre que possível, anonimizados.
  • Cumprir obrigação legal ou ordem judicial: em algumas situações, vamos precisar compartilhar informações (que podem incluir dados pessoais) para fins de cumprimento de uma demanda regulatória, ordem legal ou judicial ou previsão legal com Anvisa, Conselho Federal de Medicina e outras entidades, quando legalmente requerido.

    Normalmente, essas situações demandam o tratamento de dados de saúde, como o compartilhamento de laudos com os Conselhos de Medicina para a apuração de infrações éticas e a comunicação à Anvisa quando identificada doença infecciosa de notificação obrigatória, ou seja, que pode afetar a saúde da população.
  • Analisar a utilização de nossas plataformas: quando você navega e acessa nossas plataformas, coletamos algumas informações que podem incluir dados pessoais, tais como IP, data e hora, localização geográfica, cookies, informações do dispositivo, fonte de referência, tipo de navegador, clickstream, duração da visita e páginas visitadas.

    Quando for o caso, solicitaremos seu consentimento para coleta e processamento de tais informações. Essas informações são coletadas por meio de tecnologias como cookies, ou similares.

    Cookies: “Cookies são pequenos arquivos que ficam armazenados no seu navegador e que nos permitem, dentre outras funcionalidades, possibilitam que nossas plataformas “lembrem” de suas sessões ativas, bem como que sua utilização seja customizada naquilo que for possível. A depender das configurações de seu navegador, é possível excluir ou desabilitar os cookies, sendo que, caso isso aconteça, é possível que sua experiência de navegação seja afetada em parte.”

Dados de crianças: alguns dos nossos serviços poderão ser prestados a crianças, ou seja, pessoas menores de 12 anos. Nesses casos, sempre que for o caso, buscaremos a autorização de seus representantes legais, nos termos das obrigações legais aplicáveis.

2. QUAIS DADOS SÃO COLETADOS?

A depender dos serviços e funcionalidades utilizados, os seguintes tipos de dados pessoais poderão ser coletados e processados:

  • Dados Cadastrais: como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, nome do responsável (se menor de idade), endereço, número de contato, gênero, endereço completo, número de protocolo e senha para consulta de exames em nossas Plataformas.
  • Dados de Saúde: peso, altura, data e hora da última refeição, data da última menstruação, medicamentos de uso contínuo, informações sobre seu plano de saúde (se houver), informações associadas ao pedido médico do exame e demais dados pessoais que possam estar contidos nos exames realizados, bem como aqueles exigidos por uma legislação aplicável.
  • Profissionais de Saúde: que podem envolver nome completo, e-mail, foto, data de nascimento, CPF, RG, gênero, telefones de contato, currículo, dados de pagamento, endereço, certidão de ética e outras informações necessárias à prestação dos nossos serviços.
  • Dados de Localização: podemos coletar dados de localização geográfica.
  • Cookies: que podem envolver endereço IP, horários de acesso às Plataformas, fonte de referência, tipo de navegador, clickstream, duração da visita e páginas visitadas.
  • Dados da Teleconsulta ou Teleorientação: dados de saúde dos pacientes (com sintomas, plano de saúde, comorbidades, entre outros), dados da consulta, tempo de atendimento, anotações sobre a consulta, prescrição médica digital e avaliações sobre a plataforma.

3. COM QUEM COMPARTILHAMOS OS DADOS COLETADOS?

A depender da sua utilização de nossos serviços e funcionalidades, podemos compartilhar dados com:

  • Parceiros: para fornecer nossos serviços, podemos compartilhar dados pessoais com outras empresas, tais como operadoras de saúde, provedores de hospedagem, plataformas de prescrição digital e meios de pagamento. Nossos parceiros somente são autorizados por nós a utilizar os dados pessoais para os fins específicos que de suas contratações.
  • Anunciantes ou agências: respeitadas as restrições legais, podemos compartilhar dados (sempre que possível de forma anonimizada) com anunciantes ou agências parceiras que poderão ofertar anúncios e conteúdo de forma personalizada, de acordo com interesses. Para tanto, dados podem ser compartilhados alguns dados cadastrais ou estatísticos.
  • Demais empresas do grupo: quando os sistemas forem únicos e/ou integrados para a emissão de laudos, suporte financeiro e de ocorrências, dentre outras atividades relativas à prestação dos serviços, seus dados podem ser compartilhados com afiliadas e demais empresas do grupo DASA.
  • Autoridades em procedimentos judiciais ou administrativos: esse tipo de compartilhamento de dados pode ser necessário para se cumprir uma obrigação legal, regulatória, ordem judicial ou resguardar direitos.
  • Médicos ou outras pessoas que você indicar: quando você autorizar, podemos compartilhar seus dados de saúde das nossas plataformas digitais com seu médico, que poderá acessá-los em um canal específico para agilizar seu atendimento, e/ou com qualquer outra pessoa que você indicar (basta incluir o endereço de e-mail). O compartilhamento de dados somente ocorrerá quando você expressamente permitir e identificar as pessoas que terão acesso às informações.

4. POR QUANTO TEMPO RETEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Nós mantemos seus dados pessoais somente pelo tempo que for necessário para cumprir as finalidades para as quais os coletamos, observando também eventual necessidade de manutenção dos dados para atendimento a obrigações legais ou regulatórias às quais estejamos sujeitos ou mesmo para o resguardar os direitos da DASA.

Para determinar o período de retenção adequado para os dados pessoais, consideramos os propósitos pelos quais os dados pessoais serão tratados, o tipo de dado processado e a existência de legislação específica que exija sua guarda e manutenção.

5. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Implementamos as medidas de segurança ao nosso alcance que consideramos adequadas para proteger os seus dados pessoais. Com a finalidade de garantir a proteção dos seus dados pessoais, adotamos as seguintes práticas de segurança:

  • Acesso à base de dados restrito às empresas e aos profissionais autorizados.
  • Criptografia na transação de dados entre os sistemas, bem como no armazenamento de determinados bancos de dados.
  • Monitoramento aos acessos e às ações e ações realizadas em relação aos dados dos pessoais.
  • Definição e distinção de funções e competências relativas às categorias de pessoas responsáveis ou envolvidas nos sistemas.
  • Auditoria regular interna para garantir que as medidas de proteção de dados estão sendo cumpridas.
  • Adoção de procedimentos preventivos contra incidente de segurança da informação, bem como técnicas de remediação e gerenciamento de crises.

Nós nos esforçamos para proteger suas informações, mas não podemos garantir que seus dados estejam imunes a acessos indevidos por parte de pessoas com má intenção.

Parte da segurança dos dados passa pelas atitutdes dos próprios titulares, por isso, não compartilhe a senha utilizada em nossso serviços em hipótese alguma, ainda que julgue que o destinatario da senha é alguém de seua confiança. Nós não nos responsabilizamos por atos de terceiros, inclusive em caso de uso indevido de seus dados de login e senha. Caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre imediatamente em contato conosco, reportando o ocorrido.

6. SEUS DIREITOS ENQUANTO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

Enquanto titular de dados pessoais, você possui o direito de solicitar o seguinte:

  • Acesso, existência de tratamento e informação: você pode requisitar e receber uma cópia dos dados pessoais que nós possuímos sobre você, bem como pedir a confirmação do tratamento que estamos realizando em seus dados pessoais. Analisaremos caso a caso os requerimentos feitos, preservando, sempre que necessário, nossos segredos comerciais.
  • Retificação: você pode solicitar a qualquer momento a correção e/ou retificação dos seus dados pessoais, caso identifique imprecisões. Contudo, em alguns casos, para ser efetivada essa correção, teremos que checar a validade dos dados que você nos fornece. Você pode retificar diretamente alguns dos seus dados pessoais nos enviando uma mensagem através do canal Fale Conosco nos sites das nossas marcas ou por meio das funcionalidades disponibilizadas em sua conta (opção de “editar informações”).
  • Exclusão ou anonimização: este direito permite que você possa nos solicitar a exclusão ou anonimização dos seus dados pessoais, sempre que forem desnecessários, excessivos estiverem sido tratados irregularmente ou tiverem sido obtidos via consentimento. Quando recebemos uma requisição desse tipo, analisamos se há outra razão legítima para a sua manutenção, como eventual obrigação legal de retenção de dados ou necessidade de preservação destes dados para resguardo de direitos. Para solicitar a exclusão de suas informações, basta nos enviar uma mensagem através do canal Fale Conosco, nos sites das nossas marcas.
  • Oposição: Em caso de tratamento de dados pessoais apoiado em outro fundamento que não o seu consentimento, você poderá opor-se àquela atividade, caso entenda que esta esteja em descumprimento com a legislação. Para manifestar sua oposição, basta nos enviar uma mensagem através do canal Fale Conosco, nos sites das nossas marcas.
  • Portabilidade de dados: Forneceremos a você seus dados pessoais em formato estruturado e comum.
  • Retirar o seu consentimento: Em qualquer situação em que solicitamos o seu consentimento, você poderá revogá-lo a qualquer momento, normalmente pelo mesmo meio pelo qual havia manifestado sua vontade inicialmente.
  • Revisão de decisão automatizada: Você também tem o direito de solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de seus dados pessoais que afetem seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definição de perfis pessoais, profissionais, de consumo e de crédito e/ou os aspectos de sua personalidade. Você pode solicitar essa medida por meio do canal Fale Conosco.

Talvez seja necessário solicitar informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade e garantir seu direito de acessar seus dados pessoais (ou de exercer seus outros direitos). Esta é uma medida de segurança para garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a pessoa que não tenha direito de recebê-los.

Podemos também contatá-lo para obter mais informações em relação à sua solicitação, a fim de acelerar nossa resposta. Tentamos responder a todas as solicitações legítimas dentro de um prazo razoável, cientes de que este prazo pode ser estendido se sua solicitação for particularmente complexa ou se você tiver feito várias solicitações. Neste caso, iremos comunicá-lo e mantê-lo atualizado sobre o andamento da sua solicitação, respeitando os eventuais prazos legais aplicáveis.

Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões, fique à vontade para entrar em contato conosco através do canal Fale Conosco.

7. CONTATO

Para o caso de dúvidas, reclamações, sugestões ou requisições (inclusive em relação a seus direitos), entre em contato por meio do canal Fale Conosco nos sites das nossas marcas.

8. MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Como estamos sempre buscando melhorar nossos serviços, essa Política de Privacidade pode passar por atualizações. Caso sejam feitas alterações relevantes, vamos nos preocupar em nos certificar de que as novas informações chegarão de maneira adequada a você.